Tornar o Rio Doce um rio vivo e piscoso

Nosso Rio Doce

O rio Doce é um rio brasileiro da região sudeste que drena os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo a mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste.

Entende-se como Bacia Hidrográfica do Rio Doce o grande sistema que integra o conjunto dos cursos d’água do rio Doce (Fig. 1). Nele estão incluídos afluentes, fornecedores e as superficies onde se desenvolvem as diversas atividades econômicas, sociais e culturais. Tudo isso exerce impacto direto na vegetação, nos solos, na biodiversidade e na qualidade das águas dos rios formadores da bacia. Os cursos d’água formadores de uma bacia são canais pelos quais convergem os rejeitos de todas as atividades desenvolvidas ao longo de seu curso.

Clique aqui e conheça mais sobre o Rio Doce

Peixes do Rio Doce

As espécies de peixes nativas e as introduzidas na bacia do Rio Doce já foram alvo de diversas pesquisas. Ainda assim, entre os objetivos estratégicos da APARD está a realização de um detalhado estudo destas espécies, de forma a se fazer um mapeamento que sirva de orientação para uma melhor eficiência dos projetos de repovoamento que pretende realizar.

Em um primeiro momento vamos elaborar um catálogo das espécies a partir das experiências dos pescadores amadores e profissionais. Iremos receber fotos dos peixes com a identificação dos mesmo, abertas à comentários dos usuários do site. Sem o rigor científico, poderemos catalogar as espécies encontradas e tornar um exercício curioso para todos nós cuidar de aumentar as informações sobre as mesmas.

Com relação ao tema vale a pena conhecer este trabalho do ICB da UFMG:
ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/RioDoce/website/peixes.htm

Se quiser enviar fotos para nosso catálogo, envie para o email:  peixes@apard.org.br